Assessoria de imprensa digital: reinventando a maneira de disseminar a informação

Não é segredo que as mídias tradicionais não têm mais o domínio na disseminação de informação. Neste contexto, a assessoria de imprensa digital surge como peça fundamental para permitir que as mensagens-chave possam continuar atingindo canais relevantes, independentemente de onde estejam e com qual linguagem e formato. 

Mais do que se relacionar com criadores de conteúdo nas plataformas digitais, aliás, essa inovação no universo do PR atinge a própria imprensa tradicional. Afinal, foi se o tempo em que o conteúdo era apenas impresso ou replicado nas páginas da Internet. Temos exemplos interessantes de grandes players que criaram seus próprios podcasts, trazem conteúdo em linguagem inovadora em mídias sociais de consumo rápido como Twitter ou em formatos mais visualizados, como o Story do Instagram.

Mas qual a base da assessoria de imprensa?

Os formatos e as ferramentas podem mudar, mas três coisas são a o que tornam o trabalho de assessoria de imprensa algo indispensável para a construção de reputação de uma marca:

Estratégia: quando entendemos o cenário atual do cliente e de seu mercado, público-alvo e o que precisa ser comunicado dentro de um tempo pré-determinado.

Conteúdo: a construção de conteúdos de alto valor para esse público-alvo tendo como intermediadores os jornalistas que, por sua vez, precisam ser “impactados” com a relevância e consistência da informação e da fonte.

Relacionamento: construir um relacionamento de longo prazo com jornalistas, criadores de conteúdo digital e demais formadores de opinião tornam a assessoria de imprensa digital algo muito mais alinhado às habilidades específicas de Relações Públicas.

Muitas agências de comunicação ainda não se adaptaram à assessoria de imprensa digital

De acordo com a pesquisa Mega Brasil, no entanto, boa parte das agências de comunicação ainda não se adaptaram a nova realidade de comunicação com o uso de formatos e linguagens diferenciadas. Ao entrevistar 158 players deste mercado, o levantamento registrou que apenas 10,1% apontaram para a necessidade de atingir novos mercados e nichos e outros 7,6% indicaram o crescimento na área de mídias digitais, aplicativos e marketing digital como ponto de ênfase.

Unindo a tradição de quase 30 anos de atuação com uma veia inovadora, a Tamer está entre essas exceções e tem levado a assessoria de imprensa para um novo estágio. Um exemplo disso foi a promoção da coletiva da Ituran Brasil, a primeira coletiva de imprensa realizada no metaverso

Naquela ocasião, os jornalistas credenciados puderam transitar pela sala virtual, que reunia painéis com alguns dos dados que estavam sendo divulgados no streaming.

PR e Marketing de influência caminham lado a lado

Como apontamos anteriormente, o novo cenário da assessoria de imprensa exige a capacidade de engajar os criadores de conteúdo em uma causa. Com isso, é possível expandir o conteúdo por meio desses importantes formadores de opinião, aproveitando o ambiente digital para amplificar dados relevantes.

Afinal, o marketing de influência consiste justamente em formar parcerias com personalidades que já conquistaram a confiança e podem exercer o papel de amplificadores de conteúdo sobre um público-alvo de uma determinada marca. Esse é um movimento que tem ganhado força e está enquadrado no conceito de mídia espontânea: ou seja, integrado 100% à lista de missões de um bom trabalho de PR.

PR Stunt: surpreender para divulgar

Outro elemento neste novo momento é o chamado ‘PR Stunt’. Aqui, o objetivo é criar um projeto tão surpreendente que a divulgação dele seja natural dentro do nicho desejado.

A Fundação Boticário, por exemplo, virou agência de notícias com o apoio da Tamer Comunicação na cobertura da Conferência dos Oceanos, promovida pela Organização das Nações Unidas.

O resultado foi a produção de 10 boletins com conteúdos e imagens exclusivas, um meeting online entre especialistas e jornalistas, além de uma lista de transmissão com mais de 60 profissionais de imprensa. 

Esse tipo de alcance foi possível a partir da presença em outras mídias, inovando na forma de levar a informação ao público-alvo.

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