Tendências do Marketing Digital para 2019

1- Vídeos, vídeos e mais vídeos

Até o fim deste ano, 80% de todo o tráfego da internet será em formato de vídeos. Dessa forma, produtores de conteúdo deverão entender como adaptar os mais diversos tipos de conteúdo para o audiovisual. Além de animações e conteúdos de rápida assimilação, a tendência cada vez maior é o compartilhamento de vídeos verticais, como atesta o alto engajamento notado com o Stories do Instagram.

2 – Conteúdos efêmeros

O consumo de conteúdo online se dá nos mais diversos e, às vezes, estranhos locais. Por isso, e pelo tempo cada vez mais limitado que a vida moderna nos impõe, temos apenas alguns segundos para sermos impactados. Conteúdos rápidos e fáceis de serem consumidos serão cada vez mais interessantes para engajar o público.

3 – Marcas com voz

A idade da voz começou. Enquanto as pesquisas por voz experimentam uma ascensão meteórica, uma das tendências do marketing digital 2019 com maior projeção nos próximos anos é o marketing de voz. O fato de as solicitações dos usuários serem feitas por meio de uma ordem de voz implicará que a resposta obtida, pelo menos em primeira instância, também é falada. Nossa marca deve se preparar para isso a partir deste momento, buscando uma personalidade que seja transmitida através da voz, criando uma marca sonora e trabalhando como pioneira no posicionamento para busca por voz.

4 – Busca visual

As buscas visuais terão um grande impacto no comércio eletrônico, uma vez que o consumidor terá cada vez mais possibilidade de encontrar o que quer por meio de uma descrição. Exemplo disso é o Googles, um app de busca visual que escaneia produtos, livros, filmes, cartões de visita, códigos de barras, obras de arte. Outra inciativa do Google é o Google Lens: uma ferramenta de busca visual  que usa a inteligência artificial e a máquina de aprendizado para reconhecer, analisar e disponibilizar em tempo real as informações das imagens captadas de várias maneiras

5 – Aplicativos de mensagens instantâneas como suporte de publicidade

Desde outubro do ano passado, os usuários do Messenger nos Estados Unidos podem fazer transferências P2P graças a um acordo com o PayPal. O WhatsApp Business já está ganhando espaço e em breve também deverá ser mais um canal para compras e vendas rápidas.

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