TREINAMENTOS

Como ter um relacionamento assertivo com a imprensa?

TREINAMENTOS

Como ter um relacionamento assertivo com a imprensa?

O medo de falar em público normalmente está relacionado com o fato de que as pessoas ficam mais expostas a julgamentos. Quando a outra interface é um jornalista, com o poder de transformar palavras em notícias, isso costuma ser uma preocupação a mais para executivos que representam empresas, independentemente do porte ou segmento.

A melhor maneira de lidar com isso, já que a publicação de uma notícia nem sempre é algo que podemos evitar, é ter o preparo adequado para um bom relacionamento com a imprensa.

Construção da reputação

Ser uma marca conhecida, aliás, é uma etapa indispensável da construção e amadurecimento da reputação – e, uma vez que isso é feito com naturalidade, transparência e com mensagens assertivas, pode ter um bom retorno inclusive para os negócios.

Por que a Tamer?

Já treinamos mais de mil executivos, responsáveis pelas mais variadas áreas de atuação. Temos um estúdio completo para simular entrevistas com realismo e, claro, profissionais com mais de 20 anos de atuação e passagens por veículos, como Veja, Folha e Estadão.

Venha transformar porta-vozes em interlocutores de alto nível na relação com a imprensa!

Há diferentes formatos de treinamentos. Os mais completos, porém, costumam englobar os seguintes pontos:

· Comunicação de marcas: como as grandes marcas se comunicam e o que podemos aprender com elas

· Crise de reputação: o que envolve, como identificar, minimizar e, principalmente, prevenir

· Imprensa: qual o cenário atual da mídia no Brasil

· Informação: o que é informação para a imprensa

· Jornalista: como é o perfil e o que esperar de uma fonte

· Exemplos práticos de comunicação assertiva e negativa

· Palestra com orientação de fonoaudióloga especializada em comunicação para tv e rádio

· Simulações gravadas e relatório de feedback personalizado

Dessa forma, os times de marketing/comunicação podem manter um apoio contínuo aos porta-vozes que, por sua vez, têm acesso a um rico material para endereçar eventuais pontos de melhoria.

Social Media Training

Nem sempre os executivos estarão em contato com a imprensa, mas boa parte deles têm presença nas mídias sociais e uma frequência mínima de postagens.

Esse é um sinal de alerta para as marcas!

Opiniões e comportamentos inadequados no ambiente digital, ainda que em páginas pessoais, pode sim ter impacto (profundo) na companhia.

Não há uma separação entre a pessoa física e o funcionário quando o assunto é crise. Por isso, é fundamental conscientizar os profissionais que representam sua marca.

No Social Media Training, deixamos tudo isso claro ao trazermos exemplos práticos de personalidades que fizeram escolhas ruins no âmbito privado e sofreram consequências profissionais.

O conteúdo engloba também:

Exemplos baseados em situações reais:

· Divulgação de informações confidenciais da companhia ou de clientes

· Situações constrangedoras, imorais ou antiéticas

· Denúncias de preconceito, assédio moral ou assédio sexual

· Posicionamentos polêmicos (política, religião, futebol etc.)

Diferenças entre as plataformas

Mensagem de conscientização para apoio aos conteúdos oficiais da marca

Particularidades de uso

Dicas para que consigam melhores resultados

LinkedIn: Liderança de Pensamento

A principal rede profissional do mundo ainda tem muito a crescer no Brasil, tanto em número de usuários, como na qualidade do uso da plataforma. Nosso treinamento, recomendado para executivos que pretendem desenvolver liderança de pensamento em seus mercados de atuação, engloba:

Perfil campeão: quais ferramentas para maximizar a encontrabilidade da sua página

Liderança de pensamento: o que você precisa fazer para ter relevância na plataforma

Expansão: como não cair em um “platô” de resultados

Comunicação de alto impacto:
você pode treiná-la!

Nem só de carisma vive a comunicação. Aliás, há muito mais por trás de uma mensagem do que isso. Pontos como o tom de voz, os gestos, assim como a postura e até a roupa podem influenciar no resultado de uma comunicação.

Há outros dois pontos fundamentais que muitas vezes são negligenciados: a construção da mensagem e a adequação da linguagem ao público.

Vemos que, em geral, executivos em cargos de liderança são pressionados a desenvolver uma comunicação de alto impacto. O problema é que nem sempre recebem o treinamento para complementar habilidades não naturais ao histórico de vida ou ao próprio perfil.

Assim, o treinamento é específico para gestores, de maneira a suprimir estes gaps e apresentar técnicas focadas em alta performance a fim de aprimorar a linguagem verbal e não verbal em apresentações.

Dinâmica

Por meio de contexto, cases e teste prático, quando o participante criará e apresentará suas informações para os especialistas, apoiaremos a mudança de comportamento e avaliaremos diferentes itens do desempenho, como a naturalidade da fala, a clareza das informações, a postura, o encadeamento do raciocínio etc.

Com essa sequência, será possível testar em ambiente seguro os conhecimentos adquiridos. Temos a opção de treinamentos gravados para que o feedback seja ainda mais aprofundado. O conteúdo inclui:

Comunicação: impacto, retórica e oratória, verbal e não verbal, vocal, expressividade etc.

Técnicas de apresentação na prática: planejamento, recursos áudiovisuais etc.

Storytelling: como impactar no mundo phygital

Cuidados: voz, roupas, corpo

Ao final, os participantes recebem:

· Relatório detalhado sobre a performance de comunicação dos participantes

· Exercícios práticos de improvisação, articulação, ênfase e modulação vocal

· Orientações práticas em relação a postura, expressões faciais e gestos durante a apresentação

Revisitar o português é preciso!

Uma língua tão rica quanto o português pode nos deixar expostos a algumas pegadinhas, às vezes por puro esquecimento ou pressa. Acontece que não pega bem escrever ou falar errado… independentemente de quem seja o seu interlocutor.

Se você precisa manter seu português muito próximo do impecável, é fundamental considerar uma “reciclagem”, uma oportunidade para revisão dos pontos mais importantes da língua com foco, principalmente, em apresentações de alto impacto.

A proposta tem como objetivo, por meio de palestra apoiada com exemplos claros como cases e vídeos, contextualizar questões como:

· Qualidades e defeitos de um conteúdo: clareza, precisão, concisão, concordância, redundância e ambiguidade

· Problemas da norma culta versus vícios e modismos de linguagem

· Orientações personalizadas conforme o interesse da audiência